
Legumes e Verduras
* CEBOLA: Quando se usa apenas a metade de uma cebola, a outra parte nem sempre pode ser aproveitada, pois fica seca facilmente. Evite que isto aconteça, passando um pouco de manteiga na parte em que a cebola foi cortada.
* CENOURA: Cenouras murchas: colocar dentro de uma vasilha com água que elas voltarão ao normal.
* BERINJELA: Em 100 gramas de beringela crua e com casca, há 19 calorias, 1 grama de proteína, 3,9 gramas de hidratos de carbono e nada de gordura.
* BETERRABA: As beterrabas cozinharão mais rapidamente, se acrescentar uma pitada de açúcar à água. O sabor não se modifica e economiza tempo.
* COUVE-FLOR: Para que a couve-flor não escureça, junte ao cozinhar uma colher de leite e não tape a panela.
* TOMATE: Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho na água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais duro e mais fácil de ser cortado.
* AGRIÃO: Agrião picado e pedacinhos de bacon frito acentuam o sabor de qualquer caldo.
* BRÓCOLOS: Se você quer evitar que o talo dos brócolos fique tão cozido quanto a flor, faça um corte em “X” na base.
* ESPINAFRE: As folhas devem ter tamanhos regulares, a cor verde bem escura, sem manchas.
* RABANETES: quando já não estão muito frescos ficarão melhores, se os colocar de molho em água fria, pelo menos meia hora antes de serem utilizados.
* REPOLHO: Os de amanho reduzido e de cor clara são mais tenros.
* Os vegetais e frutas de cor amarelo-laranja como cenoura, abóbora, banana, caqui, melão, etc., e aqueles de folhas verde escuras como espinafre, brócolos, couve, etc., além de sais minerais e fibras são riquíssimas fontes de vitamina A.
* O grupo das frutas e vegetais são fontes de vitamina C. A lista compreende: tomates, pimentões, couve-flor, limão, laranja, tangerina, abacaxi, morangos, kiwi, amoras, etc., que são sempre mais eficazes se consumidos crus.