Leve, colorida e deliciosamente refrescante, ela tem tudo a ver com o verão. E também com quem deseja enfrentar a temporada de corpo à mostra, de bem com a silhueta. Isso porque, além da sobremesa geladinha aparecer bonita na categoria de produtos saudáveis, também ajuda a emagrecer. O segredo para tantas qualidades está na sua composição: é um alimento de baixas calorias, formado basicamente por proteínas, água e sais minerais, isento de gorduras e colesterol e, o melhor, pode ser consumido por todas as pessoas.
Mas será que gelatina ajuda mesmo a emagrecer? A resposta é sim, desde que inserida em uma dieta balanceada. Essa, porém, não é a única maneira de tirar proveito da gelatina em nome do bem-estar e da forma física: a versão diet é uma escolha vantajosa, pois é isenta de açúcar, e pode ser incluída como lanche intermediário entre as principais refeições, seja na sua versão tradicional ou batida com iogurte, leite desnatado ou suco. A praticidade do preparo, o baixo custo, as poucas calorias (a versão light tem em média quatro calorias por porção) e o rendimento são outros pontos que facilitam sua inclusão no cardápio diário.
O que dizem por aí...
*O consumo regular ajuda a prevenir celulite e a dar tonicidade à pele?
A gelatina irá agir indiretamente na celulite, promovendo a melhoria da elasticidade cutânea e ajudando a diminuir o acúmulo de líquidos entre as células. Mas sozinha não faz milagre, principalmente porque o problema, infelizmente, não tem cura.
*Ela possui gordura?
Não. A gelatina é isenta de gordura, colesterol e carboidratos. É constituída de 87% de proteína, 1% de sais minerais e 12% de água.
*Dá saciedade de verdade?
Sim, o alto teor de aminoácidos age sobre o centro do apetite estimulando a satisfação. Além disso, no estômago ela se junta a uma grande quantidade de água ingerida, contribuindo para que não haja exagero nas refeições.
*O alimento funciona para mulheres na menopausa?
Sim, pois nesse período acontece a maior perda de colágeno (2% por ano, após 45 anos de idade), devido à deficiência de estrógeno, que diminuirá os fibroblastos (células que produzem o colágeno).
Qual é melhor?
A gelatina pode ser encontrada em pó com sabor, em folha, na forma de colágeno puro em pó ou em cápsula.
E há diferença entre elas: a versão em caixinhas que compramos no supermercado possui colágeno em menor quantidade que a adquirida em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais.
Nesses locais, normalmente, é vendido o colágeno em sua forma mais pura, em pó ou em cápsulas, e não é necessário receita para comprá-lo. o ideal, porém, é sempre contar com a orientação de um nutricionista ou médico para avaliar a real necessidade do suplemento na dieta e a quantidade recomendada.
***Bjos***
------------------------------
Laura Andreani
No comments:
Post a Comment