Procure Aqui!

Wednesday, July 7, 2010

Doce Veneno...

Açúcar: como se entregar a esse doce veneno

Para a maioria das mulheres, é simplesmente impossível viver sem o açúcar. E, para a maioria dos médicos, ele pode desencadear várias doenças.

Será que não existe um meio-termo? Existe sim, e vamos ver como se entregar aos doces prazeres sem colocar a saúde - e o peso - em risco.




Quem não gosta de comer uma taça de musse de chocolate com avelã, um pedaço generoso de merengue de morango ou uma cumbuca cheia de doce de leite? E sabe quem é o grande responsável por encher nossa boca de água só de pensar nessas guloseimas? Ele, o branco, o fino, o irresistível... açúcar.

Irresistível, sim. Poucas são as mulheres que conseguem parar na primeira bocada. A explicação para essa compulsão é simples: a sacarose aumenta a produção de serotonina e de dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo humor e pela sensação de prazer, respectivamente. É por isso que um simples pedaço de bolo se transforma na mais pura tradução de felicidade, paz e bem-estar instantâneos. Essa velocidade de resultado acontece porque o pó doce entra direto na corrente sanguínea, sem escalas. Viciante, com toda certeza.


Ricos do açúcar:

Como um alimento que proporciona tanta alegria é acusado de fazer mal à saúde, engordar e causar envelhecimento precoce? Em primeiro lugar, o açúcar, sobretudo o refinado, é 100% caloria (fonte de energia), não oferece nutrientes. Segundo: consumido em excesso, aumenta rapidamente os níveis de glicose no sangue. E, então, a produção de insulina dispara - e, quando há sobra desse hormônio no organismo, acontece maior acúmulo de gordura. Com isso, o pâncreas fica na dúvida se forneceu insulina suficiente e aumenta a produção por precaução. Se esse quadro permanece por muito tempo, é quase inevitável o desenvolvimento da diabete.

Açúcar demais também tende a provocar uma ligação anormal do sangue com as proteínas e torná-las tóxicas ao nosso corpo. O que leva à degeneração celular e ao desenvolvimento de males como a catarata e a hipertensão arterial. Sem falar das doenças cardiovasculares.

O risco aumenta porque são os alimentos com alto índice glicêmico, como o doce pó branco, os maiores responsáveis pela gordura visceral (aquela, a da barriga). Ela fica agarrada ao intestino e se desloca facilmente, podendo causar o entupimento das artérias. Como desgraça pouca é bobagem, o vilão em questão ainda mexe com o metabolismo, roubando cálcio e sais minerais.


Como consumir corretamente:

Diante desse quadro desanimador, você pode achar que seus dias de prazer acabaram, uma vez que será impossível viver feliz longe de um pudim, uma caipirinha, um prato de macarrão... (sim, o açúcar está escondido em boa parte dos alimentos industrializados). Não é para tanto. O segredo para lidar com essa fonte do bem e do mal é consumir com moderação.

Quem pratica atividade física não tem necessidade de ficar longe da delícia, uma vez que ela é fonte de energia. Já para os sedentários, o limite seguro é, em média, 4 colheres de sopa rasas por dia. Só não esqueça que nessa conta estão as doses usadas para adoçar o cafezinho e as presentes nos bolos, biscoitos e até no molho de tomate. Outra boa alternativa: ingerir pela manhã, horário em que precisamos de mais energia para realizar as tarefas do dia e o metabolismo está mais ativo. Ou na sobremesa, depois de uma refeição com alimentos de digestão mais lenta, como carnes e verduras. Assim, evita aumentos nas taxas de glicose no sangue.

Os que têm sódio tendem a aumentar a retenção de líquido e os níveis da pressão arterial. Os com frutose e sorbitol podem alterar o índice glicêmico, por isso não são indicados aos diabéticos. E, por fim, quando você toma um refrigerante diet, por exemplo, acaba abusando na quantidade. Ou acha que, por já ter economizado calorias, tem direito a uma sobremesa mais engordativa. Eles não satisfazem a necessidade de comer algo adocicado e podem até aumentar o desejo por doces 'de verdade'. Moral da história: sabendo dosar, não vai faltar - nem saúde nem beleza.


Tipos de Açúcar:Existem mais tipos de açúcar entre a prateleira do supermercado e o açucareiro do que sonha sua vã colherinha:

REFINADO OU BRANCO: É o mais prejudicial. No refinamento, seus sais minerais e vitaminas são anulados por aditivos químicos.

ORGÂNICO: Mais escuro e grosso do que o refinado, não usa aditivos químicos em nenhuma fase de produção.

CRISTAL: Com grânulos grandes, difíceis de ser dissolvidos, passa por refinamento, mas conserva 10% dos sais minerais.

MASCAVO: É escuro e úmido. Por não ser refinado, conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Tem um acentuado gosto de cana.

DEMERARA: De cor marrom-clara, é um dos mais caros. Passa por leve refinamento e não tem aditivo químico. Tem altos valores nutricionais.

LIGHT: Combina açúcar refinado a adoçantes artificiais, tornando-o menos calórico.

DE CONFEITEIRO: Super-refinado, recebe amido de arroz, de milho ou fosfato de cálcio para os minicristais não se juntarem novamente.

***Bjos***