Procure Aqui!

Thursday, September 9, 2010

Anéis fofos...

E bizarros...
Adorei!!!


Dentes saudáveis..

Dependem de uma boa alimentação???
Pois é, muitas pessoas se preocupam tanto com o corpo que não percebem que uma boa dieta também é importante para o bem estar da boca e dos dentes.

É fácil notar que os alimentos que de certa forma danificam o corpo não diferem muito dos alimentos que danificam os dentes. De uma maneira geral, os alimentos açucarados, de consistência pegajosa, quando ingeridos com frequência, representam um risco à saúde bucal. Alimentos industrializados, ricos em ácidos e substâncias químicas nocivas podem desmineralizar a superfície do dente, causando erosão e sensibilidade dental.

Da mesma forma, há também aqueles alimentos que ajudam a preservar e a manter a saúde bucal, é claro, sempre acompanhado de uma boa higiene. Alguns alimentos têm poder adstringente, capaz de limpar a superfície dos dentes, como os alimentos fibrosos, as frutas e os legumes (maçã, cenoura, manga, abacaxi e etc.), que também deixam o hálito fresco.

Outros alimentos, ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, são especialmente importantes para indivíduos que possuem cárie dental. Por outro lado, podem aumentar a produção de tártaro em pessoas que possuem tendência à doença periodontal. Nesse caso, os alimentos ácidos são importantes porque estimulam a salivação.

Mesmo sabendo que manter uma alimentação saudável ajuda a prevenir os danos bucais, não podemos esquecer que a escovação é parte importante nesse quesito. Sem ela não adianta alimentar-se de forma saudável. É importante lembrar que o ideal é escovar os dentes após o final das refeições. Não podemos esquecer também da escovação antes de dormir, uma vez que a maioria de nós não fala e não ingere alimentos enquanto dorme, o fluxo salivar encontra-se diminuído durante o sono, para descansar as nossas glândulas salivares. A saliva é um líquido que protege os dentes, e interfere diretamente com a atividade das bactérias. Se dormirmos sem limpar adequadamente os nossos dentes e gengivas, uma quantidade elevada de bactérias em nossa boca irá se reproduzir, acelerando o processo da doença. Devemos promover a “faxina” bucal na última escovação do dia: antes de dormir.

* FATO: Você sabia que o seu risco de ter doença cardíaca aumenta 70% se você não escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia...