Procure Aqui!

Tuesday, June 8, 2010

Sono Gostoso...

Semana passada falei um pouco sobre insônia. Hoje vou dar outras dicas para dormir bem.

Além de cansaço e irritação no dia seguinte, uma noite maldormida pode fazer você engordar, pois tende a acordar mais faminta. Conheça algumas dicas que vão ajudar você a dormir com os anjos – e manter a forma




Aroma que relaxa
“Pingar duas gotas de óleo essencial de lavanda ou manjerona ( marjoram ) em uma bolinha de algodão e colocar dentro da fronha chama o sono”.

Banho gostoso
Tomar uma ducha morna antes de deitar é um convite ao relaxamento, enquanto a água quente pode espantálo. Isso porque a chegada do sono coincide com a queda da temperatura corporal. Se você entra no chuveiro quente, aquece o corpo e demora mais para dormir.

Ginástica na medida
Malhar é sempre bom e, perto da hora de dormir, pode até embalar o sono, pois libera substâncias que têm efeito relaxante. O fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que, após o treino, o organismo precisa de até uma hora para desacelerar e estar pronto para adormecer. Mas o ideal é praticar uma atividade que dê prazer. “Quando ela gera grande stress físico ou mental, o corpo acaba demorando mais para relaxar”, fala Turíbio.

Alimentação leve
Aquela história de tomar um copo de leite morno antes de deitar funciona. “A bebida tem triptofano (aminoácido precursor da serotonina, indutor natural do sono)”, diz a professora de nutrição da Universidade São Judas, em São Paulo, Margareth Fornasari. Fontes de magnésio (amêndoa, avelã, castanha de caju, semente de abóbora) também ajudam, pois contribuem para o relaxamento muscular e facilitam o repouso.


***Bjos***

-----------------------------------------
Por Marcia Di Domenico