Procure Aqui!

Wednesday, September 7, 2011

Excesso de Vitaminas pode fazer mau

Em excesso, vitaminas e outros nutriente podem ter efeito contrário






Cálcio

Quantidade diária recomendada: 1000 mg
Limite: 2500 mg

Risco: preste atenção também nos alimentos fortificados. Muito cálcio pode levar a pedras nos rins, depósito de cálcio nas artérias e, ironicamente, ossos enfraquecidos.


Ferro

Quantidade diária recomendada: 18 mg
Limite: 45 mg

Risco: estudos mostram que índices elevados de ferro (encontrado em carnes, espinafre, lentilha e soja) no sangue pode ser fator de risco para doenças cardíacas.

Vitamina A

Quantidade diária recomendada: 5000 mg
Limite: 30000 mg

Risco: problemas no fígado, diminuição da densidade óssea e problemas congênitos. Já que é possível obter a vitamina A necessária por alimentos como leite, ovos e cenoura, a suplementação normalmente não é necessária.



Zinco

Quantidade diária recomendada: 8 mg
Limite: 40 mg

Risco: uma overdose de zinco pode levar à perda de cabelo, cistos nos ovários e espasmos musculares. Tome cuidado neste inverno, pois alguns medicamentos para aliviar sintomas de resfriados chegam a ter perto de 50 mg.



Vitamina E

Quantidade diária recomendada: 15 mg
Limite: 1000 mg

Risco: uma análise de estudos realizada na Universidade Johns Hopkins, nos EUA, concluiu que megadoses estão relacionadas ao aumento dos riscos de mortalidade.






*O fato de muita gente estar tomando vitaminas além da conta não significa que a suplementação não seja necessária em certos casos. Algumas necessidades são mais comuns, como a reposição de vitamina D por causa da osteoporose e da vitamina B12 por causa da anemia.

Outro caso: quem passa por cirurgia de redução do estômago e vê a absorção de vitaminas diminuir. E cuidado: As dosagens devem ser feitas em lugares de confiança e sem conflitos de interesse com o profissional que solicitou os exames.














------------------------------------
fonte:womenhealth

No comments:

Post a Comment