Procure Aqui!

Tuesday, March 1, 2011

Calvíce...

Mitos e Verdades...



Estresse provoca queda de cabelos.
Verdade.
O estresse, seja físico ou emocional, provoca alterações hormonais que podem levar à queda dos fios.


Lavar os cabelos diariamente aumenta a queda.
Mito.
A detergência do shampoo pode ressecar os fios, mas jamais levar à queda.


Usar gel causa queda de cabelo.
Mito.
Usar gel não favorece a queda dos fios, mas é bom evitar dormir com gel nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade.


Os cabelos caem mais no inverno.
Verdade
. Nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. O resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. É também nessa época de mudanças climáticas que aumenta a incidência de dermatite seborréica – a caspa.


Alguns esportes danificam os cabelos e levam à queda.
Mito.
Atletas que tiverem tendência à calvície ficarão calvos independentemente do esporte ou atividade física.


A caspa favorece a queda.
Mito.
Ela pode ser um coadjuvante da queda, mas não a desencadeadora. A confusão se dá porque cerca de 70% dos calvos têm dermatite seborréica (oleosidade e descamação do couro cabeludo).


Cortar os cabelos interfere na queda dos fios.
Mito.
Cortar o fio do cabelo não interfere em nada com o seu crescimento e nem provoca a sua alteração. As causas de queda de cabelo de origem hormonal ou hereditária abrangem apenas a parte das raízes, onde o cabeleireiro não exerce influência.


Usar boné faz cair os cabelos.
Mito
. O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode interferir em algumas pessoas que exageram no uso do boné. Pois pode agravar doenças como a dermatite seborréica, que pode ser um coadjuvante da queda.


Perco mais cabelos se penteá-los ou escová-los.
Mito.
Caem apenas os cabelos que já completaram o seu ciclo de vida. Sendo assim, não faz diferença se isso ocorre durante a escovação ou mais tarde, espontaneamente.


Condicionador pode causar a queda dos cabelos.
Mito.
O condicionador não causa a queda de cabelos, o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios e não diretamente no couro cabeludo, pois pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.


Oleosidade faz o cabelo cair.
Verdade.
A oleosidade é outro fator geralmente associado à queda de cabelos em homens. Isto ocorre porque os estímulos que fazem os cabelos caírem são os mesmos que elevam a produção do sebo no couro cabeludo.


Anabolizantes diminuem a queda capilar.
Mito.
Homens que tomam medicações anabolizantes, que agem de forma parecida à testosterona, ou mesmo aqueles que usam variações da própria testosterona como reposição hormonal ou para ganhos na massa muscular, poderão experimentar queda de cabelos aumentada e aceleração da calvície.


Calvície tem tratamento.
Verdade. Quanto mais cedo começar o tratamento contra calvície, melhor. Somente o dermatologista poderá prescrever o tratamento mais adequado.











-----------------------------------------------------------

mdemulher

No comments:

Post a Comment