Procure Aqui!

Wednesday, May 26, 2010

Escolha a Fruta Certa...

Elas são aliadas da dieta, mas algumas devem ser consumidas com cautela. Saiba qual a fruta ideal para cada momento do dia.


Você já deve saber que ficar sem comer entre uma refeição e outra não vai ajudar a eliminar os quilos a mais. Muito pelo contrário: esse "crime alimentar" só vai dar razões para que você exagerar no tamanho do prato no almoço e no jantar. Um bom motivo para comer de três em três horas é que o hábito ajuda a manter o metabolismo sempre acelerado. No entanto, na hora do lanchinho entre as refeições principais, não vale enfiar o pé na jaca e devorar a feira inteira. As frutas são uma saborosa e saudável opção, mas quais são as melhores aliadas de uma boa alimentação.

Sinal verde
Ricas em vitaminas, as frutas são sempre bem-vindas em qualquer cardápio. Mas, quando o assunto é o lanchinho entre as refeições, as de baixas calorias e que dão maior sensação de saciedade devem estar no topo da lista. Confira quais são:

Mexerica - Graças à casca grossa e aos gominhos, é prática e pode ser carregada até mesmo dentro da bolsa. Rica em fibras, a fruta vai manter seu intestino em pleno funcionamento e ainda vai ajudar você a economizar calorias.

Frutas vermelhas - morango, berries e cereja - São as preferidas de quem busca uma alimentação balanceada, apesar de muito saborosas, tem valor calórico baixo. A porção considerada ideal pela nutricionista é 1 xícara ou um punhado grande.

Banana - Pode ajudar você a driblar a vontade de comer doces. Assada ou grelhada e com uma pitada de canela, ela se transforma em uma deliciosa sobremesa.

Laranja - Também ganha no quesito praticidade e o fato de chupar os gominhos também aumenta a sensação de saciedade.

Damasco seco - Tem sabor bem adocicado e é rico em fibras. Por ser fácil de carregar, a fruta pode ser uma opção para quem não pára em casa ou no escritório. 5 unidades de damasco seco são suficientes.

Goiaba Vermelha - Também promete manter seu intestino em dia. Docinha, a fruta exige empenho na hora de mastigá-la, o que também contribui para a sensação de saciedade.


As frutas acima têm entre 60 e 80 calorias.


Sinal amarelo
"É importante controlar a quantidade, regular as porções. No geral, as frutas maiores devem ser consumidas com mais atenção". As frutas que recebem o sinal amarelo são o abacaxi, a melancia, a manga, o melão e a uva. No entanto, não é necessário tirá-las do seu menu: para não colocar a dieta em risco, confira quais são as porções ideais para cada uma delas.

Abacaxi: 1 fatia

Melancia: 1 xícara de cubos

Manga: metade ou 1/3, depende do tamanho da fruta

Melão: 2 fatias Uva: 1 cacho pequeno
Resistir aos doces mais calóricos após as refeições não é nada fácil. Mas uma fruta saborosa pode ajudar, e muito, na hora de tapear a vontade de devorar uma sobremesa. Toda fruta pode ser consumida logo após a refeição. No entanto, 1 fatia de abacaxi ou metade de um mamão papaia estão de bom tamanho. "Essas duas frutas possuem enzimas digestivas, que facilitam o trabalho do organismo após as refeições".
Além do abacaxi e do mamão, a laranja, a goiaba e a tangerina também podem ser opções para quem não abre mão de adoçar o bico após o jantar ou almoço. Ricas em vitamina C, essas frutas ajudam o organismo a absorver o ferro consumido durante a refeição. "Mas no geral, é melhor consumir as frutas entre uma refeição e outra mesmo".
-----------------------------------------
Por Nádia Tamanaha

No comments:

Post a Comment